sábado, julho 09, 2005

Conclusão

A Concelhia de Ourém da Juventude Socialista não pretende, na extensão deste documento, apresentar um programa eleitoral autárquico. Contudo, a transversalidade das políticas entronca com os problemas, necessidades e aspirações da juventude. Pelo que seria inevitável não abordarmos estes temas.

Assumimos que aspiramos a participar plenamente na vida em sociedade, como agentes determinantes da evolução social, do desenvolvimento económico e da inovação tecnológica.

Não precisamos de palcos ou de destaques. Até porque a construção de uma sociedade faz-se com todos. Os que possuem formação académica e os trabalhadores que diariamente completam a sociedade onde vivemos. E também os trabalhadores têm ideias e soluções. Porque também eles sentem os problemas. Porque também eles fazem parte do todo a que chamamos sociedade.

Queremos ter a possibilidade de escolher entre integrarmo-nos num sistema existente ou sermos agentes de mudança. Preferimos, indiscutivelmente, a segunda. Apenas pedimos compreensão, apoio e reconhecimento do nosso valor.

Sentimo-nos capacitados para encontrar as respostas para os nossos problemas. Aqueles que são específicos da juventude, mas também aqueles outros que afectam a sociedade onde nos inserimos.

Não exigimos que as pessoas concordem com as nossas posições, decisões, ideais ou convicções. Apenas gostávamos que aqueles que hoje são adultos, não se esqueçam que um dia foram jovens, e que a nossa irreverência, inconformismo e exigência advém da natureza dos jovens…

Esperamos, com as nossas ideias resultantes dos dirigentes desta estrutura, contribuir para a discussão, a confrontação de temas e soluções, num concelho que precisa de alternativas credíveis.