sábado, julho 09, 2005

Saúde e Sexualidade

Numa perspectiva que visa a prevenção/redução do abuso de drogas/álcool/tabaco junto dos jovens, o município deve proporcionar apoio técnico e prestar assistência na realização de iniciativas nesta área.

Tem de ser definida uma política global para a saúde e educação de jovens em risco, em conjunto com outras instituições, na sensibilização em ambiente escolar e no seio de colectividades, para a promoção de actividades de prevenção às toxicodependências.

A sexualidade é uma realidade global e multifacetada que envolve a personalidade dos jovens ao longo da vida. Todos os dias os jovens recebem educação sexual nos diversos espaços sociais em que intervêm. Aqui, coloca-se o problema das mensagens que entre eles transitam, muitas vezes contraditórias, transmitidas sobretudo através de silêncios, de atitudes e comportamentos enviesados.

É necessário promover informação junto dos jovens, no sentido do desenvolvimento de uma atitude crítica, autónoma e responsável perante a sexualidade. A promoção de acções de divulgação/formação para os jovens assume um valor importante na procura do melhoramento dos conhecimentos destes, sobre os diversos assuntos relacionados com a sexualidade. Estas medidas deverão desenvolver-se em parceria com outras instituições locais e em ambiente escolar.

Assim, importa:

  • editar folhetos explicativos e distribui-los nas escolas, em articulação com os órgãos do Estado e associações de estudantes;
  • promover acções em colaboração com as associações desportivas, culturais e recreativas existentes no concelho.

Os cuidados médicos e o acesso à saúde pública dependem do Ministério da Saúde. Porém, em algumas Extensões do Centro de Saúde de Ourém, que se encontram distribuídas nas Sedes das Juntas de Freguesia, muitos dos nossos munícipes aguardam, desde cedo, pela abertura das instalações para acederem a consultas e tratamentos médicos, na rua, e sob condições climatéricas agrestes. A autarquia tem de estudar uma solução para este caso. Porém, de imediato pode mandar colocar telheiros e bancos, no exterior dos edifícios, no sentido de minimizar esta situação, enquanto a mesma não for resolvida.