Saúde e Sexualidade
Numa perspectiva que visa a prevenção/redução do abuso de drogas/álcool/tabaco junto dos jovens, o município deve proporcionar apoio técnico e prestar assistência na realização de iniciativas nesta área.
Tem de ser definida uma política global para a saúde e educação de jovens em risco, em conjunto com outras instituições, na sensibilização em ambiente escolar e no seio de colectividades, para a promoção de actividades de prevenção às toxicodependências.
A sexualidade é uma realidade global e multifacetada que envolve a personalidade dos jovens ao longo da vida. Todos os dias os jovens recebem educação sexual nos diversos espaços sociais em que intervêm. Aqui, coloca-se o problema das mensagens que entre eles transitam, muitas vezes contraditórias, transmitidas sobretudo através de silêncios, de atitudes e comportamentos enviesados.
É necessário promover informação junto dos jovens, no sentido do desenvolvimento de uma atitude crítica, autónoma e responsável perante a sexualidade. A promoção de acções de divulgação/formação para os jovens assume um valor importante na procura do melhoramento dos conhecimentos destes, sobre os diversos assuntos relacionados com a sexualidade. Estas medidas deverão desenvolver-se em parceria com outras instituições locais e em ambiente escolar.
Assim, importa:
- editar folhetos explicativos e distribui-los nas escolas, em articulação com os órgãos do Estado e associações de estudantes;
- promover acções em colaboração com as associações desportivas, culturais e recreativas existentes no concelho.
Os cuidados médicos e o acesso à saúde pública dependem do Ministério da Saúde. Porém,
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home