sábado, junho 24, 2006

Por respeito a João Moura e pela "infeliz" expressão de David Catarino

Recebemos um email do vereador João Moura que pela forma correcta do mesmo resolvemos publicar. Neste email João Moura apresenta a sua posição, que respeitamos. E porque a democracia é feita de opiniões divergentes, mas de respeito, ela aqui fica:

“1 - Entrei para a JSD à 21 anos, admito que poderei ter aderido a esta estrutura partidária e não a outra por "influencia" familiar, mas o certo é que foi na JSD que exerci funções de presidente da Secção de Ourém 4 anos, Presidente da Distrital de Santarém mais 4 anos e Vice-Presidente da Nacional 2 anos entre outros cargos. Conhecedores que são do funcionamento das estruturas partidárias de juventude, deve a JS de Ourém entender que a intervenção familiar nada teve a ver com as funções de desempenhei e consequentemente que hoje desempenho. Será que por um pai desempenhar determinada função os seus filhos ficam automaticamente impedidos de o fazer?

2 - Conheço e respeito vários militantes dessa concelhia que exercem actualmente cargos de muita responsabilidade e até muito orgulho para todos os Oureenses, filhos inclusivamente de notáveis figuras do partido socialista de Ourém. Sinceramente fico muito satisfeito por ver essas pessoas a desempenhar esses cargos de responsabilidade, principalmente porque parte delas trilharam nessa juventude partidária parte do seu caminho, sem que os pais interferissem directamente e também pela estima pessoal que lhes nutro. Será que vale a pena dizer os nomes? Julgo que não, todos sabemos quem são!

3 - Quantos nomes de professores da escola Profissional, de colégios privados ou de jardins de infância querem que vos nomeie de pessoas, familiares de distintos dirigentes do Partido Socialista de Ourém? Será que esses profissionais terão que ser prejudicados porque alguém da sua família pertence ao vosso partido ou a outro?

4 - Terá a JS de Ourém em mim um aliado sempre que alguém, seja de que partido for, queira impor um familiar seu, ultrapassando todos os princípios basilares da democracia.

Os melhores cumprimentos

João Moura”

Publicamos esta carta porque João Moura soube justificar a sua posição política, decentemente, sem ataques como fez o Presidente da Câmara ao apelidar a JS de “lixo” conforme foi publicado no jornal Região de Leiria.

A JS apenas se limitou a constatar factos reais. Nada nos move contra as pessoas em causa. Porém, apelidar a JS de “lixo”, como fez o Presidente da Câmara é um ataque aos dirigentes da JS e às largas centenas de militantes desta estrutura concelhia que habitam em Ourém.

Esta expressão de David Catarino evidencia a dificuldade com que encara as críticas ou posições divergentes das suas, numa sociedade democrática onde os cidadãos e as organizações têm direito à opinião.