sexta-feira, agosto 19, 2005

Atentados urbanísticos em Fátima!

Ao longo dos últimos 14 anos realizam-se jornadas de ambiente e outras, onde são debatidas as questões do ordenamento do território e do ordenamento urbano.

Entende-se como ordenamento urbano a forma como a autarquia autoriza a construção de prédios, moradias, instalações fabris, pavilhões… E a forma como a mesma projecta e manda construir jardins, escolas e outros equipamentos sociais e económicos.

Há 20 anos atrás Ourém ainda não possuía Planos de Urbanização e/ou PDM, que servem para definir locais de construção, o tipo da construção e as normas que têm de ser seguidas.

Ao longo dos séculos as populações, mesmo sem terem técnicos que as orientassem ou que lhes fizessem obedecer a regras, construíram casas em linha umas com as outras, deixando espaço para passeios e estradas.

Já em 2005, depois de termos PDM, Plano de Urbanização em Fátima e Ourém, os atentados urbanísticos continuam a proliferar.

Impunes, os seus responsáveis, hipotecam o futuro das terras e gentes deste Concelho.

Como podem ver este exemplo, na Avenida Beato Nuno, na cidade de Fátima este prédio cumpre as normas, tendo a sua construção recuado de moda a permitir um parque de estacionamento para os veículos dos utentes e moradores do mesmo.

Já este aqui, na mesma avenida, diminuiu o tamanho do parque de estacionamento. Mas ainda assim, pelo menos, não se encontra em cima da estrada!

Porém, estes que aqui vemos não têm parque de estacionamento levando as pessoas a estacionarem em cima dos passeios.

As varandas destes prédios caem para cima da estrada. Um destes prédios é um hotel! É assim que se promove o turismo em Fátima?

Uma Avenida destas, com pouco mais de 20 anos está completamente descaracterizada! Uns prédios recuados, e bem, outros em cima da estrada e mal.

A Câmara Municipal é a responsável por esta situação ao permitir a construção dos prédios em cima da estrada!

Infelizmente estas situações proliferam em Fátima, Ourém e noutras localidades do Concelho de Ourém.

Vamos continuar alertas e a denunciar com fotografias estas situações!

Relembramos que os principais responsáveis são o Presidente da Câmara e a equipa do PSD que ao longo dos últimos 20 anos permitiram que se construísse em todo o lado e de qualquer forma! Têm fiscais na Câmara e existem leis. Se a Câmara quisesse tinha embargado as obras e tinha rectificado estas situações logo no início. Mas e agora?

Até quando isto acontecerá no Concelho?

É esta a competência e o rigor que David Catarino tem escrito nos seus cartazes?