terça-feira, outubro 17, 2006

Proposta da Rede de Urgências para o Médio Tejo

Encontra-se em discussão pública, durante o mês de Outubro, a "Proposta de Rede de Urgências", sobre a qual os dirigentes desta estrutura partidária entendem dar a sua opinião.

Este documento, elaborado por uma Comissão Técnica decerto não teve em conta as questões humanas e as redes viárias desta região.

Esta proposta aponta o Hospital de Abrantes como o detentor da Urgência Médico-Cirúrgica a servir as populações, que actualmente se dividem pelos Hospitais de Tomar, Abrantes e Torres Novas. Assim, ela transfere para o Hospital de Abrantes os casos mais graves, preterindo os Hospitais de Tomar e Torres Novas, que passam a ficar, somente, com as Urgências Básicas.

A Concelhia de Ourém da JS questiona a razão da escolha recair sobre o Hospital de Abrantes, quando, em nossa opinião, o Hospital de Torres Novas é aquele que oferece mais e melhores condições. Condições em termos de acessibilidades, instalações recentes com equipamentos modernos, rentabilizando os recursos humanos existentes, não necessitando que o governo tivesse de investir em novos equipamentos, que decerto o Hospital de Abrantes necessitaria, tendo em conta que entre os três Hospitais, é o mais antigo.

Em nossa opinião, as Urgências dos Hospitais de Tomar e Torres Novas, com o eventual encerramento nocturno de alguns Serviços de Atendimento Permanente de concelhos vizinhos, necessitam de meios humanos e técnicos reforçados, para responder a eventuais urgências dos milhares de cidadãos que residem nesta região.

Apesar de sabermos que a situação de existirem três Hospitais numa área geográfica tão próxima ser incomportável a vários níveis, o número de médicos disponíveis nas Urgências dos mesmos deve ser reforçado, de modo a tornar os tempos de espera dos utentes, mais curtos.

Olhando para o Concelho de Ourém, facilmente entendemos o esforço que tem sido desenvolvido pelos profissionais de saúde do nosso concelho, no Serviço de Atendimento Permanente, durante a noite. Sabemos que há muitos anos o Centro de Saúde de Ourém e os seus Directores se deparam com falta de médicos e que a manutenção do Serviço de Atendimento Permanente depois da meia-noite há muito que está em causa. Todavia, essa é uma questão para análise posterior, visto que a JS pretende solicitar uma reunião de trabalho com a Direcção do Centro de Saúde de Ourém, a fim de se inteirar oficialmente das dificuldades dos profissionais de saúde no nosso concelho.

Relativamente à eventual atribuição do Hospital de Abrantes como o principal nas Urgências Médico-Cirúrgicas desta região, exigimos que o governo invista mais na formação dos elementos que compõem as ambulâncias do INEM e que prestam os Primeiros Socorros, assim como na aquisição de mais ambulâncias com equipamentos de Suporte Básico de Vida.

Estas e outras delicadas questões exigem posições conjuntas dos profissionais da saúde, autarcas, partidos políticos e bombeiros do Concelho de Ourém, sem que a política e a ofensiva ao governo excedam os motivos e os argumentos justos, que decerto, todos encontrarão, para justificar o Hospital de Torres Novas, como a alternativa credível e correcta.

Cabe à JS do Concelho de Ourém, manifestar o seu desacordo face à proposta apresentada por esta Comissão Técnica.

Desejamos que a Assembleia Municipal de Ourém tome posição, em diálogo com todos, assente em práticas políticas comuns, conforme o assunto em apreço necessita, deixando as cores partidárias de lado, em defesa dos superiores interesses das populações do Concelho de Ourém.

Secretariado Concelhio da JS