segunda-feira, abril 27, 2009

JOVENS E EMPRESÁRIOS AO ABANDONO

JOVENS E EMPRESÁRIOS AO ABANDONO
Inércia e incapacidade













"Sejam ambiciosos; Tenham sentido crítico; Olhem para o que está à vossa volta". Palavras dirigidas aos jovens de Ourém por Duarte Cordeiro, secretário-geral da Juventude Socialista, num encontro-debate sobre emprego e empreendedorismo, realizado no âmbito da Semana Federativa da JS Ribatejo.
Este responsável não deixa de salientar que "a nossa geração é das mais preparadas e tem de ter um sentido crítico profundo, reflectido na participação activa e na criação da sua terra".
No caso de Ourém, Duarte Cordeiro aponta "exemplos concretos aqui ao lado". Lembra que política de juventude "não é organizar uma semana de festa. É criar condições para que os jovens que aqui nascem possam ser iguais, em oportunidades, aos que nascem em qualquer outro ponto do País".
Focaliza vários exemplos, designadamente, de concelhos como Coruche,"onde há bolsas de apoio aos jovens empresários". Defende assim a importância de fixar empresas, gerar postos de trabalho e de fazer retornar à terra os jovens licenciados.
Em Ourém, verifica "uma incapacidade de ouvir a juventude" o que "é muito grave".
Além do mais, um concelho com esta situação geográfica privilegiada, "só pode ser vítima de si próprio".
Daí que conclua que "só por inércia e incapacidade é que não se faz melhor!