terça-feira, julho 03, 2007

Á espera de quê?

Após as chuvas intensas do Inverno de 2006, o parque da Escola Primária dos Castelos sofreu um abate das terras, com consequentemente deslizamento e queda de uma parte da muralha do Castelo que delimita o mesmo. A escola onde dezenas de crianças aprendem. O mesmo espaço tantas vezes usado pelas crianças em brincadeiras e diversões, nos intervalos das aulas.
Mesmo já tendo terminado o ano lectivo, a situação mantém-se. Mas, o facto de terem terminado as aulas, não exclui a presença naquele local de crianças e outras pessoas.
Não são umas simples grades colocadas de 4 em 4 metros que afastam as crianças e que evitam o perigo que ali está, uma vez que a encosta tem por volta de 5 metros de altura.
A questão que aqui se coloca, além da segurança das pessoas, é a da sustentabilidade das terras e a preservação da muralha do Castelo.
Decerto não será depois de um qualquer acidente que por ali se verifique, que as autoridades vão actuar... Ou, será?!?
A Câmara Municipal e o seu Presidente, como entidade máxima concelhia em termos de Protecção Civil, e o IPPAR como entidade ligada ao Património, têm de solucionar esta questão com urgência.
Em Setembro recomeçam as aulas. Hoje, amanhã e em todos os dias do ano o Castelo de Ourém é visitado por muitas pessoas.
Esta não é uma boa imagem.
Este arrastar e adiar de soluções, de nada beneficia os responsáveis e o comum cidadão.

Concelhia Ourém da JS