terça-feira, julho 03, 2007

Modelo II

Em 23 de Outubro de 2006, há 8 meses atrás, a Concelhia de Ourém da Juventude Socialista manifestou a sua preocupação, face à possibilidade da instalação do Hipermercado Modelo, no Vale da Aveleira, em Ourém.

“… neste assunto há uma questão sobre a qual estamos frontalmente contra. A da possível localização do Modelo, no Vale da Aveleira. Para que possamos reestruturar a cidade de Ourém, depois dos consecutivos erros urbanísticos licenciados pela Câmara Municipal, importa, à luz do PDM e do Plano de Urbanização, colocar estas grandes superfícies afastadas do centro urbano.

A maioria das cidades do país que possuem superfícies comerciais de grande e média dimensão, autorizam a construção destes espaços nas entradas das localidades, junto a vias de comunicação de fácil escoamento de tráfego, possibilitando, simultaneamente, a atracção de outros investimentos, visto que a existência de actividades diferenciadas, potencia o interesse económico de outros sectores.

Na opinião da JS, importa expandir e não concentrar mais a cidade de Ourém. Permitir a construção do Modelo no Vale da Aveleira, condicionaria as vias que dão acesso àquele lugar, com a circulação de mais veículos. Além de que descaracterizaria aquela zona, onde até ao momento só existem habitações.

A modernização urbanística, enquanto estratégia de atracção e de crescimento de uma cidade, deve estar associada à exploração das potencialidades naturais. Para nós o Vale da Aveleira oferece excelentes condições para a continuação da construção de moradias, proporcionando alternativas aos apartamentos da cidade, onde os blocos se “encaixotam” uns nos outros…

Apelamos ao bom senso dos responsáveis da Câmara Municipal, no sentido de estudarem alternativas de localização do Modelo, caso a mesma se concretize, protegendo o Vale da Aveleira e a qualidade de vida dos oureenses.

Agora que o tema volta a estar em cima da mesa, resta-nos saber o que é que podia ter sido feito nestes últimos 8 meses para encontrar uma solução ou uma alternativa de localização.

Importa saber se este processo não se tornará um Intermarché 2…

Importa saber quais são as razões, para além das comerciais, que estão por detrás desta instalação, naquela localização.

Manifestamo-nos, mais uma vez, contra a instalação do Modelo ou de qualquer outra superfície comercial de média ou grande dimensão dentro dos aglomerados populacionais de Ourém.

Ourém, 28 de Outubro de 2006

A Concelhia de Ourém da JS