quarta-feira, maio 27, 2009

Eleições Europeias - Porquê Votar no PS




Eleições Europeias - Porque são importantes

Estamos em 2009, e a presença de Portugal na União Europeia é determinante para o nosso desenvolvimento. Neste mundo que se tornou global, onde a internet quebrou barreiras, é fundamental que estejamos unidos, para assim sermos fortes. E a União Europeia é a base dessa união, e que está presente todos os dias na nossa vida.
O que mudou com a entrada de Portugal na U.E.
- Fundos Comunitários – Possibilitaram a Portugal criar uma rede de Auto – Estradas e outras infra-estruturas determinantes para o nosso desenvolvimento

- Acordo Schengen – Tornou possível aos habitantes dos países que assinaram esse acordo circular livremente entre eles (Portugal foi um dos países que assinaram esse acordo).

- Tratado de Bolonha – Foi um tratado que uniformizou os cursos universitários em toda a Europa, tornando, no caso português, a que os cursos ministrados nas universidades portuguesas fossem reconhecidos em toda a União Europeia

- Erasmos – Intercâmbio entre Universidades Europeias que possibilita aos estudantes poderem complementar os seus cursos num dos países Europeus, durante um período de tempo.

- Euro – Moeda que usamos no dia-a-dia, e que é aceite nos países que aderiram ao Euro.

- Ambiente e Energias Renováveis – Neste domínio, a União Europeia tem tido uma grande
preocupação. É fundamental para o futuro do planeta Terra que o ambiente seja salvaguardado, para a nossa geração e as futuras. E a aposta nas energias renováveis é um desses exemplos (Cada vez mais vemos parques eólicos, solares, aproveitamento dos recursos hídricos, etc.).

- Tratado de Lisboa – Foi um documento assinado em Lisboa, por proposta Portuguesa que determina regras para a União Europeia, que nos farão mais fortes, mais unidos e mais Europeus.

E muito mais….

Mas afinal, quem foram os responsáveis por tudo isto?
Mário Soares assinou a adesão de Portugal à CEE (só mais tarde passou a ser União Europeia). Desde então, e sobretudo durante a governação do PS, Portugal tornou-se um País mais Europeu (Foi o PS que colocou Portugal no Euro, que propôs e assinou o tratado de Lisboa….etc.…).

Ainda achas que as eleições Europeias não são importantes?

O teu voto é importante, para que o projecto Europeu tenha sucesso. E o voto no PS é a garantia que Portugal continuará a ter um papel determinante na construção de uma Europa forte, unida.