sábado, fevereiro 03, 2007

"SADAM"

Como republicanos, socialistas, humanistas e acérrimos defensores dos direitos humanos, opomo-nos à pena capital ou morte seja em que circunstância for.

Liminar e solenemente reafirmamos o nosso profundo desagrado por tão cruel e monstruosa atitude.

Quem somos nós para decidir quem vive e quem morre? Estamo-nos tão só a igualar ao assassino condenado, perpetuando o seu modo de actuar vingativo junto das gerações vindouras. Não é este com certeza o legado moral e civilizacional que queremos deixar para a posteridade.

O castigo a aplicar devia ser duro, mas nunca a morte. Acima de tudo devia ser reabilitador da condição humana, conduzindo a um efectivo arrependimento que seria ao fim e ao cabo muito mais penalizador. Assim pensa uma sociedade moderada, evoluída e tolerante.

Enquanto isso, os ódios estremam-se, com os americanos a cada dia que passa a tornarem-se cada vez mais os donos do mundo e arrastarem-nos para uma futura 3ª guerra mundial, afinal o grande negócio das terras de tio Sam.

Desde já o nosso sincero reconhecimento ao trabalho e esforço patenteado dia a dia pela Amnistia Internacional na erradicação destes e outros horrores.

Nuno Pereira